sexta-feira, julho 14, 2006

CURIOSIDADES

Atualizado em 09/Jun/08

POWERBALL

FORTALECE, REABILITA E AINDA REDUZ O ESTRESSE

Após ser aprovado e testado pelos astronautas, a NSD Power Ball é compacta como uma bola de tênis, é de fácil manipulação, e não requer pilhas ou baterias. Trata-se de um aparelho de alta tecnologia para reabilitar e fortalecer os músculos. Os movimentos com a NSD Power Ball são circulares e não causam impactos. Enquanto o usuário se diverte, ele age aumentando simultaneamente sua força e resistência no braço, punho, dedos, ombro e mão. Na Europa e no EUA o equipamento é usado para combater a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e na reabilitação de lesões.

CONTRA O CIGARRO

Segundo uma pesquisa feita por cientistas do centro médico de universidade Duke, nos EUA, fumantes relataram que alimentos como laticínios, frutas, vegetais e a água pioram o gosto dos cigarros, enquanto o álcool, café e a carne melhoram o sabor. Na opinião dos pesquisadores essa descoberta pode ajudar no desenvolvimento de dietas contra o tabagismmo.

DENTRO D`AGUA

O Primeiro Congresso Brasileiro de Hidroterapia e Terapias Corporais Aquáticas teve como destaque a hidrocapoeira e o water pilates. A versão para as piscinas de capoeira promete gerar um gasto de aproximadamente 800Kcal em uma hora e meia de aula, uma vez que a resistência a ser vencida nos movimentos dentro d`agua é 900 vezes maior. A prática ainda ajuda pacientes asmáticos, depressivos e na reabilitação após contusões localizadas nas articulações, músculos e tendões. O water pilates é uma série de exercícios com técnicas de alongamento e condicionamento, afim de desenvolver força, flexibilidade e postura corporal correta.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS POSITICAS E NEGATIVAS DOS APARELHOS PARA MUSCULAÇÃO

VANTAGENS: Não intimidada usuários novatos, Podem proporcionar resistência em qualquer direção, Normalmente fornecem uma rápida e fácil mudança de resistência, Os pesos não precisam ser deslocados para adicionar resistência, O usuário pode utilizá-los numa posição mais confortável do que com pesos livres. Não exigem equilíbrio, Não exigem muita propriocepção nem coordenação neuromuscular, Não requerem muita consciência postural.

DESVANTAGENS: Não simulam padrões de ativação muscular complexa, característico do esporte, São inflexíveis(geralmente utiliza-se apenas um movimento), Não se adaptam a todas as medidas antropométricas( mas essa desvantagem pode quase desaparecer se o aparelho for de uma empresa que fabrica a partir de estudos biomecânicos).

ALIMENTOS QUE REDUZEM ASMA

O consumo de alimentos integrais e peixes pode diminuir o risco de desenvolver asma, segundo estudos publicado pelo jornal "Thorax". A pesquisa comprova que as crianças asmáticas costumam comer menos frutas, vegetais, peixes e alimentos integrais do que aquelas que não manifestam a doença. Pesquisadores holandeses examinaram a dieta de 598 crianças com idade entre 8 e 13 anos, monitorando a ocorrência de crises asmáticas. A conclusão principal foi de que o consumo de alimentos integrais e de peixes reduz a ocorrência das crises. A asma, acometia com frequência 16,7% das crianças que não consumiam esses itens e apenas 2,8% das que os tinham na dieta.

ECONOMIA ATLÉTICA

O inventor Lucien Gambarota estuda como a energia produzida pelos atletas durante seus exercícios físicos pode ser aproveitada para gerar corrente elétrica. O francês calcula que uma pessoa pode manter uma lâmpada de 30 watts acesa durante uma hora de exercício, o que reduziria as emissões de dióxido de carbono.


O QUE É BIOIMPEDÂNCIA?

O que é bioimpedância? A análise de impedância biolétrica baseia-se no conceito de que o fluxo elétrico é facilitado através dos tecidos corporais magros e hidratados e da água extracelular em comparação ao tecidos adiposos, por causa do maior conteúdo eletrolítico do componente isento de gordura. Consequentemente, a impedância ao fluxo da corrente elétrica estará relacionada diretamente a quantidade de gordura corporal. Este método indireto depende muito da quantidade de líquidos ingeridos antes da avaliação, pois podem alteram o resultado. Portanto para ele ser fidedigno as mensurações devem ser feitas em condições rigidamente padronizadas.

FENÔMENO

Um menino chinês de apenas 6 anos fez 10 mil flexões em 3 horas e vinte minutos em sua escola de Kung Fu em Songshan, na província de Henan, na China. De acordo com a presidente da escola, Shi Yongdi, Lu Di vai ganhar uma bolsa para estudar por 10 anos sem pagar nada devido a seu desempenho excepcional.

MUSCULOS DE CORREDOR


A década de 80 foi responsável pela popularização da musculação como esporte em todo o mundo. A imagem, porém, ficou carregada de preconceitos e estereótipos: muitas pessoas ainda pensam que o treino se resume a 'puxar ferro para ficar forte e pesado'. “Isso é uma pena. A musculação, quando bem orientada, é benéfica a qualquer esportista, inclusive aos corredores”, afirmam especialistas. No caso específico dos corredores, são dois principais benefícios: a diminuição do risco de lesões e o ganho de performance.

CARBOIDRATOS ANÔNIMOS
VICIA SIM. MAS VOCÊ PODE ACABAR COM A DEPENDÊNCIA

Batata frita dá barato? De certa forma, sim! Carboidratos refinados ou com alto índice glicêmico – como batata, pão branco, e açúcar – são quebrados rapidamente no corpo, causando um pico de açúcar no sangue. “Esse aumento faz o cérebro liberar substâncias semelhantes aos narcóticos, desencadeando uma breve sensação de euforia”. Quando o açúcar do sangue volta a cair, você passa por uma minissíndrome de abstinência. E vai comer mais para desencadear outro pico de açúcar no sangue, mesmo que você esteja realmente com fome. “Para quebrar esse ciclo, experimente substituir alimentos com alto índice glicêmico por outro com índices menores, como os cereais ricos em fibra no lugar dos doces, batata-doce em vez de batata, e pão de centeio ou trigo em vez de pão branco”. “Se você se controlar por uma semana, pode acabar totalmente com o vício”.

CÃIMBRA: O MITO DA BANANA
A inclusão da banana, rica em potássio, na dieta habitual dos adultos e idosos normalmente é recomendada pelos especialistas. Uma banana média fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio. Cada banana contém cerca de 100 calorias, principalmente sob a forma de frutose e amido, que o corpo converte em energia. E por isso, um dos alimentos favoritos dos atletas, que a consideram um anabolizante natural. Mas a preferência dos atletas por bananas para combater as cãibras, dolorosas contrações involuntárias dos músculos, não é verdadeira. A banana por ter grande quantidade de potássio não alivia as cãibras, na verdade o sódio é responsável pelo desequilíbrio químico no músculo gerando as famosas cãibras. Apesar de existirem muitas causas para cãibras musculares, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser fatores essenciais que predispõem atletas a cãibras musculares. O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos. Por isso, um déficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis. Sob tais condições, uma leve tensão e um movimento subseqüente podem fazer o músculo se contrair e se contorcer incontrolavelmente. Consumir bebidas esportivas que contêm uma quantidade adequada de sódio também é uma maneira sutil de repor o sódio. Gatorade contém 90 mg de sódio por 200 ml, a mesma quantidade de sódio em um copo de leite ou fatia de pão. Esta é uma quantidade que ajuda a repor o sódio perdido. Previna as cãibras antes que elas comecem, segue abaixo algumas recomendações: 1. Beba líquidos antes, durante e depois da sua sessão de exercícios; 2. Tente repor os níveis de sódio durante os intervalos de exercícios pesados ou transpiração abundante com uma bebida isotônica; 3. Realize uma reposição nutricional adequada (particularmente para o sal) e descanse os músculos após um treino intenso. Quando as cãibras aparecerem você pode tomar algumas medidas como: 1. Alongar. Como as cãibras são normalmente relacionadas à mudança na capacidade de peso, alongamento e exercícios sem peso são tratamentos efetivos. 2. Massageie a área. Esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sangüínea e ao movimento de líquidos na área. 3. Estimule a recuperação. Descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, irão rapidamente trazer melhora. Como vemos você pode continuar comendo bananas, principalmente para repor os carboidratos e eletrólitos perdidos, mas exagerar na ingestão para solucionar problemas com cãibras na verdade pode provocar um desconforto estomacal.

Busca Blog e Flog
Lista Telefônica
 View My Public Stats on MyBlogLog.com Musikaki.blogspot.com - Muitos albuns pra baixar!

lyrics - melissa etheridge
Criar site
Criar site